Entrevista a Miguel Carreira

13-12-2017 16:29

O jovem lançou-se num projecto que consiste em proporcionar maior elegância às pessoas que utilizam botões de punho. Incluir moedas antigas nas peças de vestuário foi a ideia original de Miguel Carreira, que tenta conciliar o desenvolvimento do projecto com a actividade profissional. O sucesso do Cara ó Coroa, sobretudo depois da criação de uma loja online, é um passo para se considerar empreendedor, embora o foco continua na carreira.

 

"Uma camisa de botões de punho marca a diferença e demonstra cuidado de quem a veste"

 

Como nasceu o projecto Cara ó Coroa?

A ideia inicial não era utilizar moedas para fazer botões de punho nem ter um produto para vender ao público. Apenas queria criar para mim um par de botões de punho com peças em madeira. No entanto, apesar das inúmeras tentativas, não consegui um bom produto final com a madeira. Assim, quando estava a arrumar as bases dos botões de punho, reparei numas moedas de 2$50 que tinha em cima da mesa e decidi juntar as peças. Gostei do resultado e comecei a utilizar no dia-a-dia. Decidi iniciar o projecto numa vertente mais comercial no momento em que as pessoas que trabalham comigo pediram que fizesse para oferecer a amigos e familiares.

Qual é o público-alvo?

É díficil definir um público-alvo considerando que os botões de punho podem ser usados por homens e mulheres. Em todo o caso são sempre pessoas que algum cuidado na aparência e acessórios de moda que utilizam porque os botões de punho conferem um toque de elegância.

Como concilias a actividade profissional com o desenvolvimento do projecto?

Não penso que tenha mudado as minhas prioridades profissionais, mas sem dúvida que obriga a fazer uma gestão muito cuidada do tempo livre. No plano pessoal houve alterações porque preciso de corresponder aos pedidos provenientes da loja online.

Quais as dificuldades que tens tido na implementação do projecto?

Ao mesmo nível do tempo para me dedicar ao projecto e lança-lo para um plano mais comercial, e que está correlacionada, penso que a maior dificuldade é conseguir chegar às pessoas e ter um plano de marketing que se traduza em vendas. Os resultados variam consoante as plataformas que experimentámos. Temos sempre ideias, mas precisamos de tempo e disponibilidade que só se consegue com sacrifícios pessoais.

Porque razão os botões de punho são importantes no vestuário masculino?

Na minha opinião, uma camisa de botões de punho marca a diferença e demonstra cuidado de quem a veste.

Quais os passos que faltam para seres um empreendedor?

Neste momento já me considero, de certa forma, um empreendedor. O projecto encontra-se activo desde 2015 e pretendo continuar com o mesmo por mais tempo. Falta-me conseguir desenvolver o projecto para um plano mais comercial, chegando a mais lojas ou associando-me a alguma marca portuguesa que permita dar o salto. Sem prejuízo do que alcancei com o Cara ó Coroa, este não foi um projecto em que tive de arriscar a minha vida profissional pelo mesmo, como é habitual ouvirmos da boca de empreendedores. Tive de perder algumas horas de sono.