Entrevista a Márcia Gurgel

08-03-2017 13:18

A jornalista Márcia Gurgel concede uma entrevista ao OLHAR DIREITO sobre o actual momento do jornalismo, analisando a importância das redes sociais e da internet no presente e futuro da profissão. 

 

"O trabalho do jornalista não fica facilitado com as redes sociais"

 

Qual é o tipo de trabalho que gostas mais de fazer?

Na reportagem podemos ir para o terreno e dedicar mais tempo ao assunto. Numa entrevista percebemos, através da conversa, as pontas soltas da pessoa que permitem fugir ao guião.

Como analisas a actual crise no jornalismo?

O jornalismo atravessa uma crise muito grande. Temos de nos saber adaptar ao online. As publicações estão a apostar mais nesta vertente. Não podemos virar as costas às mudanças, nem negar que elas existem.

O futuro do jornalismo passa pelas edições digitais?

Prefiro que o jornal passe para o online em vez de deixar existir, embora no mundo ideal haveria sempre papel. As pessoas procuram cada vez mais informação na internet. Não acredito no fim do papel, mas alguns títulos vão sofrer transformações.

A qualidade da profissão fica em risco?

O papel do jornalismo é confirmar que a informação chegue ao leitor de forma correcta. O jornalista deve ter em conta o que interessa ao leitor.

As redes sociais são uma boa forma de procurar notícias?

O trabalho do jornalista não fica facilitado com as redes sociais. É preciso não nos deslumbrarmos. Não criam dependência, mas é apetecível.

Qual é o papel do jornalista?

O papel do jornalista é mediar a informação para chegar ao público de forma mais clara possível e imparcial. É necessário fazer um trabalho de investigação. Pretendo que a sociedade esteja informada.