Entrevista a Kamila Fernandes

A Consultora Imobiliária da Remax Investe revela quais os passos necessários para definir um preço de um imóvel, além da prospecção imobiliária que costuma efetuar antes de iniciar o processo de venda. Kamila Fernandes garante que um dos principais fatores para se obter mais sucesso passa por conquistar a confiança de todas as pessoas que estão envolvidas no negócio
"A definição do preço do imóvel não é de todo uma responsabilidade do consultor imobiliário"
Como nasceu a oportunidade de se tornar agente imobiliária?
A oportunidade de me tornar consultora imobiliária, nasceu do desejo de me integrar ao mercado português de forma que eu pudesse sentir que o meu trabalho colaborava com os sonhos das pessoas de forma efetiva. Não foi um desejo financeiro ou de desenvolvimento profissional, foi uma forma que eu encontrei de atender e servir genuinamente!
Quais são os critérios que nunca deixa de colocar para definir o valor de um imóvel?
Valor e preço são coisas diferentes, eu consigo agregar valor em uma moradia de muitas formas, para defender o seu preço. A definição do preço do imóvel não é de todo uma responsabilidade do consultor imobiliário. Nós apresentamos uma solução através de um Estudo de Mercado bem definido e conciso, comparando imóveis semelhantes na mesma zona, bem como a procura atual, o potencial de valorização e quando aplicável a finalidade do imóvel. No entanto, quando falamos de critérios essenciais para precificação de um imóvel é sempre considerado: Localização, Tipologia, área útil e distribuição dos espaços, estado de conservação, qualidade da construção, exposição solar entre outras. A conjugação desses fatores permite definir um preço justo, realista e alinhado com o mercado.
Que passos costuma efetuar para fazer a prospecção imobiliária?
A prospecção imobiliária é feita de forma estratégica e consistente, começando por um estudo aprofundado da minha zona de posicionamento. Eu analiso a oferta e procuro os valores praticados, além do perfil do público vendedor e comprador. Em seguida, realizo mapeamento de proprietários utilizando algumas ferramentas digitais, networking local e presença ativa na zona. Costumo investir fortemente nas relações de confiança com as pessoas, através de contatos personalizados, bem como de um acompanhamento contínuo e comunicação transparente. Paralelamente, utilizo o marketing digital e presencial, como as redes sociais, flyers e ações locais, sempre respeitando a ética profissional.
Qual é a zona da casa que tem de ficar perfeita quando é preciso aplicar o home staging?
As zonas que precisam estar impecáveis no home staging são aquelas que geram maior impacto emocional no comprador, a sala, por ser um espaço de convivência entre família e amigos, a cozinha, que transmite cuidado e amor, a entrada da moradia, responsável pela primeira impressão.
O pagamento dos impostos afeta mais quem compra a casa ou quem a vende?
O pagamento dos impostos "afetam" ambas as partes, mas com maior impacto para quem compra o imóvel. Uma vez que o comprador suporta impostos imediatos como IMT e o Imposto de Selo, no momento da aquisição (escritura).
Defende a ideia de que só se consegue vender uma casa levando os clientes a visitá-la?
A visita é extremamente importante e não deve ser descartada, porém existem casos particulares que devem ser tratados de forma responsável e pensando nos desafios do comprador. Por exemplo: Eu já vendi algumas casas a clientes estrangeiros que não puderam estar presentes nas visitas. A decisão e venda foram realizadas através de videochamada. Nesses casos é muito importante qualificar bem o cliente comprador e saber exatamente o que ele procura, para que o trabalho de busca da "casa dos sonhos" seja assertivo e rápido!
De que forma o setor imobiliário tem utilizado as novas tecnologias para se desenvolver?
Bom, eu posso falar com propriedade dos investimentos em tecnologia, recorrentemente feitos pela marca que eu represento, Remax Portugal, e pelo grupo que faço parte, Grupo Visão. A Remax e o Grupo Visão têm recorrido às novas tecnologias para ganhar eficiência, alcance e transparência, através do uso de portais digitais, marketing online e redes sociais, através de fotografias e vídeos profissionais, drones e visitas virtuais, que ampliam a visibilidade dos imóveis e elevam a experiência do comprador e vendedor. Não podemos esquecer as ferramentas de gestão internas (CRM e POWER BI), que são essenciais para o trabalho organizado e rastreável do consultor e que permitem uma prospecção mais qualificada, melhor acompanhamento do cliente.
Qual foi o maior problema que teve de resolver como agente imobiliária?
O agente imobiliário lida frequentemente com desafios, mas para mim um dos piores desafios a enfrentar é o comprometimento das pessoas.
Na sua opinião uma casa onde se deve situar o coração da casa?
Na minha opinião o coração da casa sempre será na cozinha, na minha criação, a cozinha era a zona da casa onde eu mais sentia o emanar do cuidado e do amor pela família!
Como seria a sua casa de sonho?
A minha casa dos sonhos seria principalmente onde os meus estão. Eu não sou muito apegada a coisas, o que importa é estar perto das pessoas que amo. Mas se eu fosse sonhar como uma casa, ela seria distante, nas montanhas, próximo a um ribeiro e rodeada de grandes pinheiros. Seria uma mistura do rustico e funcional, com grandes janelas de vidro, uma única parede de pedra, o piso de madeira maciça, uma lareira a bioetanol suspensa na sala e outra Fire Bowl na varanda da casa. A minha casa dos sonhos é onde o aconchego mora.