Entrevista a Eliane Ribeiro

27-11-2017 18:50

A brasileira Eliane Ribeiro chegou a Portugal há 25 anos, tendo ficado imediatamente apaixonada pelo país, embora tivesse sentido algumas dificuldades de adaptação por causa da falta de receptividade que existia na sociedade portuguesa. Apesar da desconfiança inicial, Eliane considera que houve bastante evolução intelectual, podendo traçar um perfil equilibrado dos portugueses, ao mesmo tempo que elogia a cidade de Lisboa.

 

"Portugal está no imaginário de todos os brasileiros"

 

Por que razão vive em Portugal?

Em 1992, vim a Portugal realizar um estágio em publicidade e marketing durante três meses, mas acabei por ficar mais 25 anos.

Qual o factor determinante para se ter apaixonado pelo país?

O que me atraiu mais foi a cultura e a história do país, a forma como os portugueses recebem os estrangeiros, além do idioma ser o mesmo. No entanto, o critério decisivo acabou por ser o nível de educação que poderia dar à minha filha.

O que pretendem encontrar os brasileiros em Portugal?

Os brasileiros que iniciam uma nova vida no país procuram segurança no plano familiar, na educação, no investimento imobiliário, no sistema fiscal e bancário. Os outros factores importantes são a ligação cultural e a hospitalidade portuguesa. Portugal está no imaginário de todos os brasileiros.

Como decorreu a integração em Portugal?

Há 25 anos havia mais dificuldades de relacionamento, principalmente num sector da sociedade portuguesa, notando-se menos hospitalidade por parte de algumas pessoas porque o país ainda estava num processo de abertura.

Quais são os principais traços distintivos da população portuguesa?

No plano intelectual as pessoas evoluíram bastante, tendo um espírito mais aberto. Adquiriram uma visão internacional e valorizam mais o "cantinho". Os portugueses são afáveis, reservados e necessitam de tempo para se sentirem à vontade. Aprecio bastante a educação. Na minha opinião, a reserva é positiva, já que, os processos pessoais e profissionais são efectuados com segurança.

O que distingue os portugueses dos brasileiros?

Os brasileiros são menos reservados no primeiro contacto. Contudo, os portugueses conseguem manter relações duradouras. No geral, existem semelhanças entre os dois povos, mas na população portuguesa ainda se sente alguma nostalgia e sofrimento nas situações que podem correr mal no futuro.

Quais são as principais características da cidade de Lisboa?

A cidade está renovada, em particular na zona histórica devido à luz e vivacidade. A segurança, a qualidade dos transportes, as ofertas culturais e a paisagem, nomeadamente o Rio Tejo.