Entrevista a Carlos Ascensão
O presidente da Digital Marketers explica ao OLHAR DIREITO como se desenvolveu a actividade em Portugal ao mesmo tempo que aumentou o crescimento da utilização das novas tecnologias. Carlos Ascensão revela que o crescimento da associação profissionais de marketing digital está relacionado com o networking que costuma ter lugar em Lisboa e no Porto. As matérias relativas à inteligência artificial também fizeram parte da conversa.
"A inteligência artificial é um fenómeno sem retorno que não se pode parar"
Qual é o objectivo principal da Associação Digital Marketers?
No panorama nacional existem várias pessoas com diferentes níveis de qualidade e de ética. Desde Outubro 2016 realizamos eventos, como o Digital Drink em Lisboa e no Porto. Gostamos de fazer networking. Os nossos registos comportam 800 pessoas que se interessam pelo marketing digital.
Qual é a importância do contacto pessoal, apesar das novas plataformas?
O marketing digital sozinho não vai ser responsável por celebrar negócios. É necessário fazermos pedagogia junto dos clientes menos fluentes nesta área.
Quais foram as principais transformações do marketing digital na última década?
Nos últimos anos aumentou o interesse das empresas e das pessoas pelas novas tecnologias porque facilitam a comunicação, mas também a avaliação do desempenho, permitindo medir com rigor o efeito de uma determinada acção.
Que tipo de vantagens acarreta?
A comunicação é mais eficaz, já que, podemos direccionar as acções para segmentos específicos, como as campanhas no Google. O retorno do investimento no digital também é extremamento positivo.
Mesmo comparando com a publicidade na televisão?
Apesar de continuar a ter impacto, tem vindo a decrescer devido ao aparecimento das plataformas digitais.
Como analisa o crescimento da inteligência artificial?
É um fenómeno sem retorno que não se pode parar, mas é necessário regulamentar para existirem entidades que controlem as formas de desenvolver a inteligência artificial, para evitar que se vire contra nós.