Entrevista à DJ Sofia Gião

01-06-2016 18:48

Uma entrevista com a DJ Sofia Gião sobre a carreira e alguns aspectos relacionados com a profissão. 

 

"A música contribui para criar bom ambiente e energia entre as pessoas"

 

Como nasceu o gosto pela profissão?

Comecei a meter músicas em festas particulares para os amigos há seis anos. No entanto, considero que iniciei um pouco tarde. Não há uma idade certa para começar, mas poderia ter tido outras oportunidades em termos de carreira porque se trata de um meio que favorece a juventude.

Que tipo de músicas costuma tocar?

O meu estilo preferido é a House-Music que tem origens no pop, funky e disco-sound. Nas discotecas onde tocava tinha de apostar mais na música comercial, embora faça uma leitura do público que tenho em cada evento.

Em que locais gosta de actuar?

Gosto muito de fazer sunsets porque as pessoas estão com outra energia e a música que coloco tem mais a ver com o meu gosto.

Qual a verdadeira importância da música?

Em alguns eventos a música contribui para criar um bom ambiente e energia entre as pessoas. Noutros assume papel principal ao ponto das pessoas se irem embora se a música não for boa.

Em que local sonha tocar?

Em Ibiza.

Como avalia os nossos DJ´s?

Temos bons profissionais na área, mas os jovens já estão formatados com a música electrónica. O mercado pede outro estilo.

Quais são as características para ser um bom DJ?

A técnica é um aspecto importante. O gosto musical também é relevante. O DJ para ter trabalho deve ser versátil e comunicar para o público com gestos e o olhar.