Entrevista a Daniel Cândido da Silva

18-05-2017 16:04

O escritor concedeu uma entrevista ao OLHAR DIREITO depois de ter lançado a obra "Mais Longe", onde aborda assuntos relacionados com a ética humana. O livro é uma compilação de vários textos publicados no blogue pessoal e no Jornal de Notícias. 

 

"Um bom escritor é aquele que respeita o leitor"

 

Qual foi a razão de ter escrito o “Mais Longe”?

O motivo foi o desejo de compilar alguns textos que estavam um pouco perdidos. Interessava colocar num registo físico as coisas que estavam  publicadas no meu blogue e também do Jornal de Notícias. Demorei cerca de 6 meses a reunir todos os textos.

Quais as temáticas que aborda no livro?

Quis fazer a denúncia do sentido humano, isto é, aquilo que são os valores e o que deve ser a ética humana. Foi isso que quis reflectir.

É um crente?

Um bom escritor é aquele que respeita o leitor. Quando abordo a temática da religião dou o meu contributo pessoal. Sempre detestei qualquer tipo de fanatismos. Os ateus também costumam negar a existência de Deus de uma forma arrogante. Os ateus e os crentes estão na mesma linha. Gosto mais daquele que coloca a dúvida porque isso é importante. O fanatismo não é necessariamente religioso. A questão tem mais a ver de forma individual. Gosto de Saramago, Gabriel Garcia Márquez, mas não tenho nenhum escritor de eleição.

Porque aborda a temática do amor?

Quando falo do amor tento abordá-lo de uma perspectiva geral, isto é, o amor universal e não o afectivo. Este tipo de amor é poucas vezes abordado.

A nossa sociedade tem pouca compaixão?

Vão havendo sinais grupais e pedagógicos de uma menor tolerância e respeito pelo outro. Em Portugal e não só tem havido imensas questões sociais que têm vindo a ser mais seguidas com um outro olhar sobre as coisas. A falta de compaixão pode existir por causa de querermos abrilhantar o nosso eu. Quando isso acontece é porque a pessoa não é necessariamente feliz. A nossa sociedade está muito virada para o culto do eu, é egoísta. Por isso tornam-se mais frias. Estes problemas são transversais a todos os grupos da sociedade. É por causa destas questões que também estamos neste estado.

Como analisa o fenómeno das redes sociais?

Não acho que as redes sociais sejam algum papão. A questão tem a ver com a forma como usamos as utilizamos. As redes sociais são importantes para manter contacto e proximidade com algumas pessoas.

As redes sociais são uma forma de fugir à solidão?

Há pessoas que têm uma vida muito solitária. Quis meter o dedo na ferida porque vivemos na sociedade das redes sociais, mas depois cada um vai sozinho para sua casa. Hoje as pessoas conhecem-se pouco. Certas pessoas na sua intimidade e vida pessoal são muito sós.