Entrevista a Célia Pratas

19-04-2017 18:20

A empresária Célia Prats explica como construiu um projecto na área do planeamento de casamentos, falando abertamente sobre a relação pessoal que gosta de manter com os clientes durante a realização dos eventos.

 

"Prefiro ver-me no meu dia-a-dia como uma fazedora de sonhos"

 

Como nasceu o projecto?

Pensei numa atividade relacionada com momentos especiais para as pessoas, como o casamento, que era a área que mais me atraía e que considerava mais desafiadora. Considerei, desde logo, muito importante ser uma profissional certificada e para isso especializei-me em Londres, num curso de Wedding Planning com a duração de um ano, antes de abrir empresa.

Por que razão escolheu esta área?

Optei pelos casamentos porque sou bastante romântica. Sempre gostei de comunicar com as pessoas, de ouvir histórias de amor e de escrever. Em Portugal, em 2009 ainda não se recorria com tanta frequência ao profissional em Wedding Planning. Mas foquei-me num só nicho de clientes e, passo a passo, fui ganhando terreno na área e reconhecimento nacional e internacional.

Qual é o papel de uma Wedding Planner?

A Wedding Planner não organiza só casamentos. Prefiro ver-me no meu dia-a-dia como uma fazedora de sonhos. É muito importante a compreensão da história de cada casal, que é única em si e sentir-se carinho e respeito pelas pessoas. A preparação de um casamento demora entre sete meses a um ano, mas também já organizei uma festa de aniversário de casamento para um casal de amigos do Presidente Putin em apenas duas semanas. Gosto de ter o papel de uma pessoa que ouve, visualiza e reproduz a história de cada casal, num dia especial.

Quem são os clientes?

Os meus clientes são das mais variadas nacionalidades; essencialmente vivem num outro país e, pelas mais variadíssimas razões, pretendem casar em Portugal.

O número de casamentos também foi afectado pela crise?

Estamos cada vez mais a receber ‘Destination Weddings’ em Portugal e cada vez há mais pessoas a casar, por moda, por um fascínio pelos encantos naturais, culturais e patrimoniais do nosso país e também pela capacidade financeira. O meu nicho de mercado é muito específico e há, felizmente, boa procura.

Como divulga o trabalho?

O negócio passa todo por mim. Não sinto necessidade de investir em publicidade, pois as recomendações dos meus noivos aos seus familiares e amigos e as redes sociais têm sido o factor mais importante para a divulgação e crescimento da Pratas Wedding Design.