Entrevista a Bárbara A.Santos

14-02-2016 17:50

A modelo Bárbara A.Santos abre a porta do mundo da moda ao OLHAR DIREITO. O conceito, as vantagens e desvantagens de ser manequim, bem como outros aspectos. A manequim também revela os projectos que tem na área da comunicação social. 

 

"O que me encanta mais é o momento antes do desfile"

 

Como nasceu o gosto pela moda?

Nasceu há três anos, mas comecei a fazer moda aos 14 por influência da minha mãe. Quando pensei em desistir, percebi que amava esta área.  Cada vez que vestimos um coordenado diferente, estamos a interpretar papéis.

Tens outras actividades?

Sou apresentadora do programa “Ritmos Atuais” e ao mesmo tempo repórter para outro do programa da TV Yeto, uma televisão francesa, que faz a ponte com Angola. Além disso, sou directora criativa da revista F Magazine Luxury que está relacionada com moda, viagens, tecnologia, lifestyle luxuoso… É uma revista que pretende conquistar o público feminino e masculino. Circula em Portugal e Angola.

Em que projecto tens estado mais focada?

Neste momento, o que ocupa mais tempo na minha vida é a televisão, a revista e o restaurante “SushiFashion”, no qual sou relações públicas. No entanto, tenho feito alguns desfiles em Portugal e Paris.

Quais as diferenças que existem em Portugal e França?

Fora de Portugal o profissionalismo é maior pela forma como trabalham, como somos tratadas. Em Paris, os desfiles têm uma dimensão maior, por todos os aspectos a eles inerentes. Mas Portugal é sempre Portugal, por tudo o que para mim representa.

Quais as principais qualidades da nossa moda?

A moda em Portugal tem bastante qualidade. Os nossos estilistas conseguem ser tão bons ou melhores do que os franceses. No entanto, ainda não apostam no mercado estrangeiro.

Deveria haver mais apoios?

A moda é uma forma de arte. O Estado deveria dar mais apoios como acontece noutras áreas.

Quais são os passos necessários para ser manequim?

No meu tempo tive de tirar um curso de manequim. Hoje em dia isso já não acontece. A formação académica ajuda a sermos melhores. Deveria haver uma entidade reguladora dos valores que se praticam na moda.

O que te encanta mais?

Como manequim, o que me encanta é o momento que antecede o desfile, aquele momento em que vamos pisar a passerelle…. O interpretar das peças o melhor possível, para que as mesmas sejam vendidas e que o público se reveja nelas.

Que conselhos gostarias de dar aos mais novos?

Aconselho os mais novos a estudarem. Nos cursos de moda que se tiram nas agências aprendemos a desfilar, maquilhar e saber comunicar, além de como dar uma entrevista. A nível de auto-estima também é importante. Não considero que seja um percurso que todos tenham de passar. Mais importante ainda é a humildade e o carisma!

Qual é o teu estilista favorito?

Roberto Cavalli pela forma como consegue transformar uma mulher numa princesa sexy e com classe.